A Volta Triunfal da Cintura Alta: Por que Ela Saiu de Cena?
- Claudia Bavaresco
- 8 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Descubra a história por trás dessa reviravolta e celebre o retorno dessa tendência clássica!

Oi Gurias!!! E aí, lembra daquela época em que a Prada e a Miu Miu trouxeram de volta a moda da cintura baixa entre 2021 e 2022? Se você cresceu no final dos anos 90 e início dos anos 2000, sabe como isso marcou uma era em que o padrão de corpo "ideal" era muito diferente do que vemos hoje.
Mulheres super magras (como agora) e com aquele bronzeado perfeito ( eu não feliz com meu bronze ainda deitava na laje de casa sem proteção nenhuma para me queimar ainda mais... piedade senhor) dominavam as capas de revistas, CDs, elencos de séries e programas de TV daquela época. Por anos, as versões ousadas de calças, saias e outras peças que abraçavam esses corpos "fora de alcance" foram meio que esquecidas.
Até que, para surpresa de muitos, a estética dos anos 2000 voltou com tudo, até mesmo na alta-costura. Agora, em 2023, é comemorado( e eu particularmente vibrei muito) a gloriosa volta da cintura alta às passarelas. Marcas como Loewe, Saint Laurent e até mesmo a Prada adotaram a tendência, elevando a altura de shorts e calças, dando um toque especial até nos shortinhos micro.
Fora das passarelas, as peças com cintura alta já tinham conquistado os corações. Mesmo com a febre da cintura baixa nos últimos dois anos, nas lojas de departamento era fácil encontrar calças com cós bem alto.
Mas, acredite ou não, essa oscilação nas alturas das calças não é apenas uma jogada de marketing para nos agradar. Há uma lógica de mercado por trás dessas tendências, que vai além da criatividade dos estilistas, envolvendo até mesmo uma pressão social. É um assunto interessante para discutir quando falamos da cintura alta.
Portanto, vemos como a moda é como um ciclo que gira e traz de volta lembranças de tempos passados. A cintura baixa, que um dia foi o auge da elegância, deu lugar à cintura alta, trazendo consigo uma nova perspectiva de beleza e estilo. Eu já vinha observando em algumas marcas que a cintura alta se fazia presente de forma mais tímida mas que já vinha mostrando-se presente. Tanto que no penúltimo programa do Aliadas Fashion eu fiz uso de uma calça de cintura alta já anunciando essa volta.

É fascinante perceber como as tendências são moldadas não apenas pela criatividade dos estilistas, mas também pela dinâmica do mercado e pela influência social. Essa dança entre alturas de cintura nos mostra que a moda é um espelho da nossa cultura e evolução ao longo do tempo. Então, ao vermos os desfiles das grandes marcas e as peças nas lojas, podemos refletir não apenas sobre o que vestimos, mas também sobre como a moda reflete e influencia nossas vidas de maneiras surpreendentes. A cintura alta está de volta, e com ela, uma oportunidade de celebrar a diversidade de corpos e estilos que tornam a moda tão incrivelmente cativante.
Até a próxima!
Beijos da Claudia!
Comments